segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Guest Post: Não tenho amigos héteros

Mais uma vez pedi a um amigo que me escrevesse algo e rapidamente fui atendido. Dessa vez um amigo lindo e sensível que vou chamar Poeta me escreveu sobre como suas experiências negativas na adolescência prejudicaram a forma como ele enxerga homens cis heterossexuais.

Depois do texto eu levanto minhas observações.

Não tenho amigos héteros

Para qualquer armariado, ou não, a fase de colégio é marcante. O que ele mais quer é passar por esta fase sendo o mais imperceptível possível [escondendo o que realmente é]. Mas é nesta época que encontramos pessoas que apontam, olham torto, destratam, caluniam, soltam piadas e até mesmo partem para algum tipo de contato físico com a intenção de intimidar [é a ponta do iceberg do que é a vida].
Posso dizer pessoalmente que passei por alguns momentos que definiram o modo como vejo alguns homens héteros e como interajo com eles. 
Na época de colégio eu sempre tinha mais contato com o sexo feminino e acho que esse foi o grande motivo para eu ter sido alvo de alguns garotos nesta fase da vida. Até mesmo os meus amigos mais próximos tiravam brincadeiras. 
Apesar de nunca ter dado liberdade ou motivo, constantemente eu sofria algum tipo de agressão por parte dos garotos. Em alguns momentos me isolava em algum lugar e apenas chorava, como se ficar ali sozinho e chorando fosse ajudar de alguma forma, como uma válvula de escape. 
Afinal, contar para meus pais seria inviável. 
A partir de então passei a evitar ao máximo manter algum tipo de contato ou vínculo com homens héteros. Passei a vê-los como símbolo de gente falsa, que oprime o mais fraco para se sobressair ou simplesmente demonstrar quem manda. 
Imagino que o que nos define são os fatos passados, só somos o que somos porque passamos por certos momentos que a vida nos proporcionou. Ao chegarmos à fase adulta apenas moldamos o que adquirimos e procuramos aperfeiçoar. 
Hoje tento lidar da melhor forma possível com homens héteros, porém quando recordo os momentos passados ainda mantenho um pé atrás ao lidar com um. Mas aguardo o dia em que poderei dizer que tenho um amigo hétero de verdade.


O texto do Poeta é enxuto e direto: a imagem que ele tem homens héteros é ruim, muito ruim. O bullying sempre deixa marcas e a maioria da população se nega a enxergar um problema tão sério como esse.

Quando falamos de bullying gay parecemos cruzar a fronteira do impossível, pessoas se levantam veementes para dizer que sofreram perseguição por suas características e sobreviveram, são pessoas "normais"!

Usar um argumento desses é um desrespeito a inteligência humana!

Pra quem não faz idéia da besteira que está dizendo vá estudar! Nove em cada dez gays relatam que sofreram perseguição na escola por sua orientação sexual (mesmo sendo armariados). Eu posso estar enganado, mas se me dissessem que 90% de um setor da população diz já ter sofrido alguma violência por preconceito, eu diria que esse setor está sendo perseguido sistematicamente.

E se mesmo assim você ainda pensa que a violência direcionada contra gays e lésbicas está no mesmo patamar de tortura que um jovem homem ou mulher cis sofrem por suas características físicas, faça o exercício de se colocar no lugar do outro.

Quando um jovem sofre preconceito por suas características físicas, ele sabe chegará em casa e encontrará uma família que lhe dará o apoio e o respeito que ele não tem na escola. Quando um jovem sofre preconceito por ser gay, ele sabe que chegará em casa e irá encontrar ainda mais preconceito e desrespeito (na ENORME maioria das vezes).

Querer comparar essas duas experiências é desonesto, querer utilizar essa comparação para justificar a violência diária que estes jovens sofrem é DESUMANO!


Se eu conseguisse achar um jeito de ver isso melhor
Eu fugiria pra algum destino que eu já deveria ter encontrado
Estou esperando esse "xarope pra tosse" fazer efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário