domingo, 24 de março de 2013

Bingo do gay machista


Eu sou gay, e como produto de uma sociedade machista também sou machista (em tratamento intensivo) e hoje me considero feminista. Parece confuso? Deixa eu explicar:

Me considero feminista, leio, vejo docs, acompanho blogs,  penso e luto pra que minhas atitudes estejam de acordo com minhas idéias de igualdade de respeito. Porém eu sou produto de uma sociedade machista e por isso ainda encontro vez ou outra algum resquício da criação sexista que recebi em minhas falas e pensamentos.

Quando nós gays somos acusados de sermos machistas nós ficamos revoltados (eu fiquei por uns milésimos de segundo) afinal o universo feminino é muito mais acolhedor que o masculino para os gays, não que seja um mar de rosas (muitas mulheres são machistas e homofóbicas) mas talvez por não estar no topo da cadeia de privilégios dos homens, as mulheres são de forma geral muuuuuuito mais humanas que os homens [cis e héteros].

Essa coisa de que todo gay adora o universo feminino ou quer ser mulher é uma bobagem sem precedentes. É o único meio que os recebe como pessoas: é difícil não gostar de sentir uma pessoa, não?

O machismo nos afeta tanto quanto às mulheres o problema é que nas mulheres ele atinge em tempo INTEGRAL e em nós ele atinge de forma esparsa em maior ou menor grau dependendo do quanto você segue a "Cartilha do homem hétero" (que pode ser baixada gratuitamente em qualquer fórum mascu kkkkkkk)

É como se os gays vivessem numa montanha russa: dependendo do dia, do local ou das companhias você é visto e tratado como homem. EBA!!! Todos os privilégios!!! (#IroniaModeOn) Em outros você é visto como gay e cai da posição de privilégiado pra algo pior que a mulher, afinal você traiu os deuses do Olimpo, digo os MACHOS DA ESPÉCIE.

Quem experimenta do poder do privilégio não quer largar o osso pra virar a sub-espécie-da-subespécie e assim desde muito pequenininhos aprendemos que para sermos respeitados ou pelo menos ignorados (quem sabe o que é bullying me entende) temos que agir como se fossemos parte do grupo dominante.

Muitos se esforçam para parecer com o agressor, não com o agredido


Dessa forma vamos adquirindo os vícios para colher os louros e depois de um tempo nos acostumamos tanto que passa a ser natural (agir como eles) e de forma realmente patética reproduzimos todos os comportamentos machistas sem conseguir enxergar que o comportamento machista nos prejudica (alguém mais lembrou de alguma mulher machista???).

Quando comecei minha jornada espiritual pelo feminismo (ui) eu não me considerava machista, eu achava que eu me incomodava demais com as injustiças e o tratamento sexista por isso não me passava pela cabeça que eu pudesse ter algum comportamento machista.

Mas sabe quando de repente você vê alguém criticando algo e você lembra que já fez aquilo? E sabe quando você tenta justificar e não consegue! KABUMMMM Epifania mode ON!!!!!

Tenho visto repetidamente atitudes machistas em mim e no meu círculo de amigos gay (acho que conseguir enxergar já é um passo). Não são grandes coisas (lembra aquele ditado que no dos outros é refresco?) mas o mais incrível é ver como o machismo dos gays contra às mulheres também reverbera em nós!!!

Por isso resolvi criar um bingo para detectar se você ou aquele seu amigo viado é machista:

1) Slut shaming:
Básico! Todos os machistas fazem isso. Frases como: "X é uma rodada" ou "Y não se dá ao respeito" ou "Z é uma bicate/puta/vadia/rapariga..." São indicativos de que essa criatura tem questões a serem tratadas. Tratar o comportamento sexual alheio como algo que a diminua como pessoa é típico do raciocínio machista que trata a mulher como posse sua e que não pode ter vontade própria. É esse tipo de comentário, que diz que A é melhor que B por seu comportamento sexual, que valida o tratamento dado a todos que não se enquadrem no "comportamento sexual esperado" (Você vale menos porque não se comporta como eu quero)

2) Preocupação com a pinta alheia:
Eu digo sempre: Dar pinta é um direito fundamental do viado, é um direito não um dever! E pinta é igual a bunda dá quem quer!!!
Se a pinta não é sua, qual é o seu problema??? Quem pediu opinião??? (É minha é minha a porra da buceta é minha!!! (clássicoDaMPB) #MesmoRaciocínioDoSlutShaming

3) Esteriótipos de aparência:
"Uma mulher nessa idade não deveria se vestir assim"
"Mulher tem que se dar ao valor"
"Menino não veste rosa"
"Isso é roupa de passiva"
Todas essas frases tem o que em comum? Elas passam a ideia de que em cada gênero e em cada idade o ser humano tem um padrão a seguir e quem não segue é desvalorizado. O sexismo que diz que uma mulher não tem capacidade de dirigir ou pegar peso é o mesmo que diz que homem não pode mostrar fraqueza ou emoções. Tome cuidado! Viver aprisionado na ideia de perfeição que os outros tem é uma MERDA!

4) Vocabulário agressivo contra mulheres + piadas sexistas + homofóbicas
Combo compre um problema e leve vários! Se vc usa termos como:
Vadia, Puta, Vaca, Viadinho, poc-poc... Se você xinga a mãe/esposa: FDP, Corno, Fresco... Você está simbólicamente agredindo as mulheres dizendo que elas são propriedades dos homens ou que um homem não tem valor por parecer ou agir como uma mulher.

5) Esteriótipos de gênero aplicados a qualquer relacionamento.
Coisa mais cansativa não há do que gente que acha que homens e mulheres sião feitos em série e por serem providos de uma genitália X, Y ou Z tem que ter um determinado comportamento.
Sabe o que é mais cansativo?
A ideia de que para existir um casal, necessariamente é preciso que um seja o homem e o outro seja a mulher da relação. zzzzzzzzzz O que uma pessoa faz na cama não define que ela tenha que lavar os pratos, arrumar a casa e cuidar das crianças. A interação de um casal é definida pelo casal, por mais que haja interferência externa!


No resumo da ópera viva e deixe os outros em paz! O faca afiada que você usa contra os outros é a mesma que usam contra você!






6 comentários:

  1. P.S: O mecanismo que faz o cara gay tornar-se machista é o mesmo para as mulheres machistas, com a diferença que estas nunca aproveitam posição de privilegiadas. Apenas perpetuam o machismo que recai sobre elas mesmas e outras mulheres. Talvez desfrutem de algum falso privilégio em relação a mulheres que sapateiam na cara da sociedade. E não sei bem se gays são piores que as mulheres dentro dessa relação louca dos homens heteros cis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " E não sei bem se gays são piores que as mulheres dentro dessa relação louca dos homens heteros cis."

      São sim guri.

      Infelizmente homens afeminados (e mulheres mais "masculinas") sofrem uma pressão extra pra que se enquadrem no comportamento esperado.

      Essa pressão parte de todo lado: pais, professores, colegas... Pra onde um gay se vira tem sempre alguém apontando um erro.

      Na infância isso é quase um pesadelo. Muitos suicídios (ou tentativas) ocorrem na infância/adolescência.

      Excluir
  2. "A ideia de que para existir um casal, necessariamente é preciso que um seja o homem e o outro seja a mulher da relação. zzzzzzzzzz O que uma pessoa faz na cama não define que ela tenha que lavar os pratos, arrumar a casa e cuidar das crianças. " Cuidado para não continuar refletindo machismo sem querer! Quer dizer que apenas um dos sexos, numa relação homem x mulher, tem que fazer o trabalho doméstico e criar os filhos? Independentemente de como o casal é formado, se é relação homo ou heteroafetiva, esse tipo de tarefa tem que ser divido por ambas as pessoas; afinal, xs 2 dividem a casa. Não é função só da mulher fazer o trabalho doméstico e do homem, "ajudar". Isso é machismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente o que eu quis dizer... A floreada era pra citar o caso de pessoas que reproduzem esse teatrinho "macho x fêmea".

      Se isso é uma porcaria pra quê copiar???

      Excluir
  3. Fiquei fascinado com a visão do machismo ser tão predominante em nossos dias. Apesar da posição que a mulher exerceu e continua durante a história existencial, para os homossexuais é ainda um desafio, mas, o que importa mais é você sentir-se particularmente bem consigo mesmo. O maxismo impõe superiodade aos seus semelhantes, isso é um absurdo, idiotisse aguda. O mais importante é a tolerancia com os homossexuais, não somos piores por isso.Fiquei fascinado com a visão do machismo ser tão predominante em nossos dias. Apesar da posição que a mulher exerceu e continua durante a história existencial, para os homossexuais é ainda um desafio, mas, o que importa mais é você sentir-se particularmente bem consigo mesmo. O maxismo impõe superiodade aos seus semelhantes, isso é um absurdo, idiotisse aguda. O mais importante é a tolerancia com os homossexuais, não somos piores por isso.

    ResponderExcluir